domingo, 11 de novembro de 2007

Brasil garante o hexacampeonato Pan-Americano no Chile

A seleção brasileira de surf fez bonito nos Jogos Pan-Americanos disputados na cidade de Iquequi, norte do Chile. A equipe comandada por Otoney Xavier obteve uma incrível atuação nas finais desse domingo e conseguiu vencer 4 das 6 categorias que estavam em disputa. A esquadra verde e amarela conseguiu chegar as finais em todas as disputas e além da vitória em quatro delas conseguiu ainda mais três vices e dois terceiros lugares. Com os resultados somados, o Brasil conquistou o hexacampeonato do evento.

Nesse domingo ocorreram as finais de repescagem e posteriormente as grandes decisões pelos títulos nas seis categorias. Nas decisões de repescagem apenas dois brasileiros participaram e ambos garantiram vaga nas finalíssimas. Na categoria feminino, Renata Tambom confirmou sua passagem para a disputa do título com o primeiro lugar na repescagem. Eric de Souza também venceu sua bateria de repescagem e garantiu vaga na decisão.

As finais começaram e logo na primeira disputa o Brasil conseguiu sua primeira conquista. A tricampeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho não deu chances a suas adversárias e conquistou o título. Neymara usou sua experiência para superar as adversárias e faturar o caneco na categoria bodyboard feminino. Logo depois foi a vez de Uri Valadão cair na água. O brasileiro não teve a mesma sorte da tricampeã mundial e terminou em segundo lugar na categoria bodyboard masculino. Uri somou 14,33, mas não contava com a excelente atuação do chileno Gabriel Brantes, que totalizou incríveis 18,04 pontos e não deu esperanças aos adversários.

Após as disputas do bodyboard, foi à vez de uma das maiores revelações do surf brasileiro nos últimos anos levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio. A paraibana Diana Cristina mostrou um grande nível de surf e deixou todas as adversárias para trás. Com 13,50 pontos conquistados, a brasileira sagrou-se campeã pan-americana. Além da primeira posição de Diana, outra brasileira subiu no pódio na disputa. Renata Tambom terminou em terceiro lugar na finalíssima.

No longboard, foi à vez de outro campeão mundial levar o título para o Brasil. Phil venceu a disputa contra o também brasileiro Carlos Bahia. Phil somou 13,70 contra 12,63 de Carlos para conquistar o título e de quebra faturar a dobradinha para a equipe brasileira na categoria.

A penúltima decisão do dia contou com duas grandes promessas do surf brasileiro. Wiggolly Dantas e Alejo Muniz foram os representantes brasileiros na decisão da categoria Júnior masculino. E a dupla fez bonito. Wiggolly Dantas garantiu o título enquanto Alejo ficou com o terceiro lugar. A última disputa do evento foi na categoria Open masculino. Eric de Souza, campeão do Gatorade Surf Classic, foi bem, mas nos últimos minutos sofreu a virada do peruano Javier Swayne em uma das baterias mais disputadas do dia. No fim, o carioca ficou com a segunda posição e fechou o campeonato de boa forma para a seleção brasileira.



Resultados das finais:

Bodyboard feminino: 1º Neymara Carvalho (BRA); 2º Alice Gironella (GUA); 3º Paloma Fraiggang (CHI); 4º Ruth Parra (VEM)
Bodyboard masculino: 1º Gabriel Brantes (CHI); 2º Uri Valadão (BRA); 3º Eduardo Carpinello (CHI); 4º Emiliano Tabare (ARG)
Feminino: 1º Diana Cristina (BRA); 2º Anali Gomez (PER); 3º Renata Tambom (BRA); Valeria Sole (PER)
Longboard: 1º Phil Rajzman (BRA); 2º Carlos Bahia (BRA), 3º Benoit Clemente (PER); 4º Martin Perez (ARG)
Júnior masculino: 1º Wiggolly Dantas (BRA); Manuel Selman (CHI);
3º Alejo Muniz (BRA); 4º Rafael Pereyra (VEN)
Open masculino: 1º Javier Swayne (PER); 2º Eric de Souza (BRA); 3º Gilbert Brown (CRI); 4º Gabriel Aramburu (PER)

Classificação final

1º - Brasil -29992 pontos
2º - Chile – 24372 pontos
3º - Perú – 24072 pontos
4º - Costa Rica – 20267 pontos
5º - Venezuela – 20146 pontos
6º - Equador – 19657 pontos
7º Guadalupe – 19292 pontos
8º Argentina – 18142 pontos
9º - Uruguai – 13990 pontos
10º - Jamaica – 12800 pontos

EQUIPE SURF5

Nenhum comentário: