terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fanning: o novo campeão mundial

O circuito mundial está chegando ao fim. Agora, todas as atenções estão focadas no Havaí. O circuito WQS ainda conta com duas etapas 6 estrelas prime, além disso a praia de Pipeline será palco da derradeira etapa do circuito WCT. No entanto, esse texto pretende falar sobre outro assunto. Deixando um pouco de lado a perna havaiana e a grande disputa pelo Triple Crown, (encarada pelos havaianos com uma disputa a parte e mais importante do que o próprio título mundial) esse artigo falará única e restritamente sobre a grande vitória de Mick Fanning na etapa brasileira da elite do surf mundial e conseqüentemente do título da temporada 2007 do WCT.

O australiano mostrou durante toda a temporada que tinha tudo para ser coroado com o melhor surfista do mundo. Fanning deu uma aula não só de surf, mas de preparação física e mental para levar de volta o título a Austrália, feito que não ocorria desde que a lenda do surf Mark Occhilupo, que se aposenta esse ano das competições, levou o caneco para a terra dos cangurus em 1999.

Mick mostrou que para ser campeão é preciso estar preparado mentalmente. Seriedade e trabalho são peças fundamentais para a conquista de um título, mas saber lidar com a pressão e usar os erros para melhorar seu desempenho foram peças chaves de sua vitoriosa campanha. Fanning deixou para trás ninguém menos que o octacampeão mundial Kelly Slater na briga pelo título, feito difícil de ser conseguido por qualquer surfista da atualidade.

A marca registrada de Fanning durante a temporada foi à regularidade, em nove etapas disputadas pelo australiano chegou ao pódio em oito. Ou seja, se descartado o resultado de Treestels, etapa americana do circuito, a pior colocação de Mick durante o circuito foi um terceiro lugar. O aussie venceu três etapas, Brasil, Austrália (Goald Coast) e França.

O título foi mais do que merecido. Fanning mostrou ao mundo que tem surf para ser campeão mais algumas vezes e que é o homem a ser batido. O australiano aliou muita técnica e muita determinação em seu estilo e provou o grande atleta que é. A temporada chega ao fim e muitas coisas podem acontecer ainda, mas uma coisa é certa, ninguém mais tira o título de Fanning.

EQUIPE SURF5

Nenhum comentário: