quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Kelly Slater reina em Trestels


Crédito: Kelly Slater comemora mais um título no ano - Foto: Asp/coveredimage


Kelly Slater mais uma vez mostrou mais uma vez quem manda no circuito 2008 e faturou seu quinto título em sete etapas. Com a vitória em Tretels, Califórnia, o rei das pranchas, deu um salto gigante para a conquista de seu nono título. Em uma bateria final emocionante, diante do aussie Taj Burrow, o americano consolidou uma grande performance, que começou no início da semana.

O mar baixou em relação aos outros três dias de evento, mas as condições permaneciam boas na Califa. As ondas variavam de 2 a 4 pés na série, mas sem interferência do vento, o que proporcionava paredes lisas e extensas para os surfistas.

Nas quartas de final, as disputas começaram eletrizantes. Logo de cara o aussie Bede Durbirdge fez valer seu melhor momento e mandou o americano Dane Reynolds para casa. Na segunda bateria da fase começou o show. Kelly Slater foi para água, não tomou conhecimento de seu adversário, ninguém menos do que Bobby Martinez, e mandou o compatriota para casa, após um somar excelentes 17,16 pontos contra apenas 15,16 de Bobby.

Jeremy Flores, que havia eliminado Mineirinho no round anterior, teve uma parada dura pela frente. O atual campeão do mundo, Mick Fanning, brigava pelo seu primeiro título no ano, mas o francês aproveitou o bom momento no evento e garantiu presença nas semis com duas ondas boas e bem aproveitadas, que lhe valeram duas notas altas, 8,37 e 9,07. Já na última bateria, o brasileiro Heitor Alves bem que tentou, mas Taj Burrow estava em dia inspirado e com duas excelentes ondas não deixou seu adversário respirar durante toda bateria.

A primeira semi final caiu na água e Kelly Slater mais uma vez teve um ótimo desempenho. No entanto, Bede Durbridge também conseguiu boas notas e o duelo foi decidido nas frações de pontos. O americano fez valer sua experiência e com 15,67 x 15,10 do aussie garantiu vaga em sua quinta final no ano. Já no segundo duelo, outro show de Taj, que estava incansável. O australiano somou 17,33 pontos e acabou com a festa do francês Jeremy Flores em Trestels.

A final foi um momento a parte do evento e que ficará marcada na história das etapas do WCT como uma das de mais alto nível do tour. Taj e Kelly chegavam a decisão em grande estilo e o australiano parecia que não deixaria o título escapar. Dominando toda a bateria, Taj abriu o confronto com com uma nota 9,00. O troco de Kelly veio logo em seguida, um 8,17 esquentava ainda mais a decisão.

Quando todas as atenções se voltavam para uma virada de Kelly, Taj resolveu entrar em ação. O aussie achou uma boa onda e arrancou um 9,63 dos juizes. Pronto! Bateria liquidada e vitória do australiano? Não, quando o rival é Kelly Slater, a história é diferente. Após seis minutos de calmaria e o americano dropou uma boa onda e logo conseguiu um 9,70 dos juizes. Porém, ainda faltava uma nota alta, próxima dos 9,00 para Kelly virar, e ela veio a 1 min do fim. Kelly fez o que parecia impossivel, manobrou com força e no fim levou um 9,27 para virar o confronto e marcar 18,97 x 18,63 de Taj.

Agora, o tour segue para a França onde rola a oitava etapa do circuito mundial.

Nenhum comentário: