As grandes ondas ainda não chegaram, mas o mar já subiu e o Gatorade Surf Classic 2008 começou com a Prainha apresentando boas condições nas séries de 1 metro de altura da sexta-feira de frio, vento sul e tempo instável em São Francisco do Sul. Um total de 96 surfistas de vários estados do país se inscreveu para disputar os 50.000 dólares e 875 pontos oferecidos nos rankings do WQS e sul-americano profissional, pois a etapa também é válida como a quarta do ASP South America Surf Series 2008. A nova geração do surfe brasileiro se destaca na relação e o atual campeão mundial Sub-18, Alejo Muniz, já estreou no primeiro dia, mas em segundo lugar atrás do paulista Andrew Serrano. Já o guarujaense Jessé Mendes, 15 anos, é um dos participantes mais jovens e começou com vitória na bela Prainha de São Francisco do Sul.
“Eu me senti um pouco na pressão, porque logo que fui chamado para a bateria o locutor já falou que eu era campeão mundial, mas lá dentro consegui manter a calma”, disse o catarinense Alejo Muniz, 18 anos, que está treinando na Prainha desde segunda-feira e viu o mar ir subindo durante a semana. “A bateria foi difícil, as ondas ainda estão um pouco mexidas e tive até que marcar o Messias (Félix) no final para garantir minha classificação. No ano passado eu fui até as quartas-de-final neste evento, o que foi até uma surpresa para mim, pois só tinha entrado no campeonato para ganhar experiência mesmo. Neste ano estou bem mais confiante, surfando bem, então meu objetivo agora é ganhar, mas uma final já será um bom resultado”.
O campeão mundial também falou sobre as condições do mar na abertura do Gatorade Surf Classic 2008. “A onda aqui da Prainha é bem difícil de surfar, é forte, a junção é complicada de atacar e completar a manobra, mas o mar está bem melhor do que os outros dias. Estou aqui treinando direto desde segunda-feira e as ondas subiram hoje. Acho que amanhã ainda vai aumentar um pouco mais, o vento deve diminuir e tudo indica que teremos boas ondas no fim de semana”, analisou Alejo Muniz, que passou em segundo na vitória do paulista Andrew Serrano, despachando o cearense Messias Félix e o catarinense Marcelo Coutinho.
O paulista Jessé Mendes disputou o confronto seguinte e começou com vitória no Gatorade Surf Classic, derrotando o experiente cearense Márcio Farney, o catarinense André Gonçalves e o australiano Alex Chacon, um dos dois estrangeiros inscritos no evento. O outro é o uruguaio Marco Giorgi, que mora em Santa Catarina. Com apenas 15 anos de idade, Jessé é o mais jovem entre os 96 participantes e veio buscar experiência em São Francisco do Sul junto com outros grandes valores da nova geração do surfe nacional.
“É um campeonato importante para a galera nova mostrar seu valor. Tem muita gente nova que vem quebrando as ondas por aí e é muito legal competir aqui em São Chico. O mar subiu, ainda não está bom, mas dá para mostrar o surfe, só precisa achar as ondas certas na bateria para passar”, falou Jessé Mendes, que também competiu na Prainha no ano passado. “Deu altas ondas no ano passado desde o primeiro dia e mesmo perdendo na segunda fase consegui pegar ótimas ondas. A praia ficou lotada e me diverti bastante com a galera, o astral aqui é muito legal e tomara que eu consiga avançar mais no evento este ano”.
Não só a nova geração, mas surfistas experientes também tiveram um bom início no Gatorade Surf Classic, como o alagoano Tânio Barreto, primeiro campeão brasileiro a se apresentar na Prainha, que em sua estréia derrotou Marcelo Dermantova e Thiago de Souza. Os outros campeões brasileiros presentes no evento são o paraibano Fábio Gouveia e o paranaense Peterson Rosa, que só competem neste sábado. Eles fazem parte da lista dos cabeças-de-chave da segunda fase, que já foi iniciada na sexta-feira.
A primeira bateria foi vencida pelo atual líder do ranking catarinense, Guilherme Ferreira, com o bicampeão estadual Diego Rosa passando em segundo lugar na primeira disputa por vagas nas oitavas-de-final do Gatorade Surf Classic 2008. Ex-top do WCT, o pernambucano Paulo Moura surfou a melhor onda do dia até ali – nota 8 – para garantir a segunda vaga na quarta bateria, que terminou com vitória catarinense de Davi de Jesus. Mas, a expectativa é de que novos recordes sejam atingidos neste sábado, quando as ondas prometem ficar maiores e mais perfeitas na linda Prainha de São Francisco do Sul.
A torcida é para que o sucesso de ondas e público do ano passado se repita neste ano, tanto dentro como fora da água. “Estamos muito satisfeitos com a realização da segunda edição deste evento aqui na Região norte de Santa Catarina e esperamos que ele continue aqui por muitos anos, pois é importante que o surfe não se concentre só em Florianópolis ou nas praias do sul, mas em todo o litoral catarinense”, deseja Frederico Leite, novo presidente da Federação Catarinense de Surf, que prestigiou a solenidade de abertura do Gatorade Surf Classic na manhã da sexta-feira gelada em São Francisco do Sul. “Importante ressaltar o apoio do Fundesporte, Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado, que vem sendo fundamental para a realização desses grandes eventos dos circuitos mundiais e também para as categorias de base do surfe catarinense”, destacou Fred, como é conhecido.
FESTA E AGITOS – Lotação máxima também é esperada na Festa Oficial do Gatorade Surf Classic que rola sábado à noite no Banana Joe, com duas atrações especiais na casa noturna mais badalada da cidade. Uma é o mais jovem DJ do Brasil, Raphinha Bartel, de apenas 16 anos de idade e já um dos nomes mais requisitados da cena eletrônica brasileira e mundial. A outra é uma das figuras mais ilustres do Hip Hop nacional, Thaíde, que está lançando seu primeiro disco solo, o “Thaíde Apenas”.
PRÓ-ILHA TAG TEAM - Já outra novidade do Gatorade Surf Classic 2008 é o Pró-Ilha Tag Team, que deverá chamar a atenção do público no domingo. É uma competição especial formada por quatro equipes com quatro competidores cada. Uma só com surfistas de Santa Catarina, uma com atletas dos outros estados do Sul do país e as demais representando as regiões Sudeste e Nordeste. A bateria tem duração de 40 minutos e entram na água um competidor de cada equipe por vez para pegar três ondas, sendo que uma delas terá pontuação dobrada e será escolhida pelo próprio surfista quando ele levantar os dois braços após o término da onda. A equipe campeã leva 2.500 Reais e o atleta que atingir o maior placar individual sem a nota dobrada, ganha uma prancha Pró-Ilha.
O GATORADE SURF CLASSIC 2008 é apresentado pela Hurley e 30 Pés e realizado pela FOG Marketing e Eventos, junto com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação Francisquense de Surf (AFS), com o patrocínio da Gatorade, do Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, contando também com o apoio da Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Mar Azul, TESC, Pró-Ilha, Seatrade, Fluir, Blackwater, site Waves, Jornal Drop e Rádio Atlântida. Transmissão ao vivo no www.gatoradesurfclassic.com.br
GATORADE SURF CLASSIC – CRONOGRAMA DO FINAL DE SEMANA:
SÁBADO:
08:00 horas - 8 últimas baterias da seguna fase (Round 64)
11:20 horas – Oitavas-de-final
14:40 / 16:20 – Quartas-de-final
DOMINGO:
10:20 horas – PRÓ ILHA TAG TEAM (bateria especial de 40 minutos de duração)
11:00 horas – Semifinais do Gatorade Surf Classic
11:50 / 12:00 – Intervalo
12:00 horas – Grande Final do Gatorade Surf Classic
12:30 horas - Cerimônia de Premiação no Pódio
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America - (48) 9988-2986
Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa do Gatorade Classic - dancaboclo@yahoo.com.br
CORINTHIANS
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário