quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Reef Hawaiin Pro tem seu segundo dia de disputas
Logo na primeira disputa do dia, foi a vez de Sunny Garcia mostrar todo seu talento. O havaiano venceu sua bateria e avançou para a fase seguinte. Sunny competiu de novo, no mesmo dia, e não deixou dúvidas de que no Havaí é sempre favorito. O havaiano ficou com a segunda posição na terceira bateria do round dos 96, vencida pelo top WCT Jeremy Flores, atual 8º no ranking da elite do surf mundial.
Os brasileiros conquistaram uma dobradinha na sétima bateria da segunda fase. Danilo Costa ficou com a segunda posição somando 12,96. A vitória foi de Simão Romão, que totalizou 14,87 pontos. Agora Simão compete na sétima bateria do terceiro round, que conta ainda com Neco Padaratz e Odirlei Coutinho. Na bateria seguinte, será a vez de Danilo cair na água.
Outros dois brasileiros garantiram vaga para o round dos 96 nas disputas dessa terça-feira. André Silva foi o grande vencedor da décima bateria da segunda fase, enquanto Marcelo Trekinho ficou com a segunda vaga na décima terceira bateria do round 2. Os dois ainda não competiram na terceira fase.
Na terceira fase foram disputadas apenas 6 baterias. O brasileiro Pedro Henrique caiu na água para disputar a quarta bateria do round dos 96 e garantiu presença na fase seguinte. O surfista, que totalizou 10,23 pontos, ficou com a segunda posição e avançou para o round seguinte.
Resultados dessa terça-feira.
Round 144:
Bateria 3: 1º Sunny Garcia (HAW), 2º Granger Larsen (HAW), 3º Nathan Yeomans (USA), 4º Eneko Acero (EUK)
Bateria 4: 1º Michel Bourez (PYF), 2º Hodei Collazo (EUK), 3º Maz Quinn (NZ), 4º Flynn Novak (HAW)
Bateria 5: 1º Shea Lopez (USA), 2º Shaun Gossmann (AUS), 3º Rhys Bombaci (AUS), 4º Daniel Redman (ZAF)
Bateria 6: 1º Ian Walsh (HAW), 2º Gony Zubizareta (ESP), 3º Asher Nolan (USA), 4º Anthony Petruso (USA)
Bateria 7: 1º Simão Romão (BRA), 2º Danilo Costa (BRA), 3º Dane Gudauskas (USA), 4º Eric Rebiere (FRA)
Bateria 8: 1º Russel Winter (GB), 2º Adam Robertson (AUS), 3º Robson Santos (BRA), 4º Mark Mathews (AUS)
Bateria 9: 1º Jason Shibata (HAW), 2º Dustin Barca (HAW), 3º Daniel Ross (AUS), 4º Ola Eleogram (HAW)
Bateria 10: 1º Andre Silva (BRA), 2º Corey Ziems (AUS), 3º Warwick Wright (ZFA), 4º Love Hodel (HAW)
Bateria 11: 1º Brett Simpson (USA), 2º Nathan Carroll (HAW), 3º Bobby Hansen (NZ), 4º Alex Gray (USA)
Bateria 12: 1º Jonathan Gonzalez (CNY), 2º Chaz Chidester (HAW), 3º Fabio Gouveia (BRA), 4º Frederico Pilurzu (CRI)
Bateria 13: 1º Marlon Lipke (DEU), 2º Marcelo Trekinho (BRA), 3º Brian Toth (PRC), 4º Hank Gaskell (HAW)
Bateria 14: 1º Kekoa Bacalso (HAW), 2º Teppei Tajima (JPN), 3º Jean Estienne (FRA), 4º Shaun Ward (USA)
Bateria 15: 1º Adam Melling (AUS), 2º Dusty Payne (HAW), 3º Leigh Sedley (AUS), 4º Leigh Sedley (AUS)
Bateria 16: 1º Nathaniel Curran (USA), 2º Damien Fahrenfort (ZAF), 3º Marcus Hickman (HAW), 4º Tim Boal (FRA)
Round dos 96:
Bateria 1: 1º Nic Muscroft (AUS), 2º Luke Stedman (AUS), 3º Pablo Paulino (BRA), 4º Dayyan Neve (AUS)
Bateria 2: 1º Matt Wilkinson (AUS), 2º Daniel Jones (HAW), 3º Bruno Santos (BRA), 4º David Weare (ZAF)
Bateria 3: 1º Jeremy Flores (FRA), 2º Sunny Garcia (HAW), 3º Hodei Collazo (EUK), 4º Makua Rothman (HAW)
Bateria 4: 1º Granger Larsen (HAW), 2º Pedro Henrique (BRA), 3º Michel Bourez (PYF), 4º Joel Centeio (HAW)
Bateria 5: 1º Gony Zubizareta (ESP), 2º Alain Riou (PYF), 3º Dustin Cuizon (HAW), 4º Shea Lopez (USA)
Bateria 6: 1º Ian Walsh (HAW), 2º Gabe Kling (USA), 3º Josh Kerr (AUS), 4º Shaun Gossmann (AUS)
EQUIPE SURF5
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Reef Hawaiin Pro começa com disputas no masculino e feminino
No masculino são duas etapas do circuito WQS, Reef Hawaiin Pro e O´neill World Cup, ambos 6 estrelas prime, e uma pelo circuito WCT e que fecha a temporada do surf, o Billabong Pipeline Masters. No feminino o número de etapas é o mesmo, entretanto, apenas uma é pelo WQS , Reef Hawaiin Pro, etapa 6 estrelas, e duas são pelo WCT, Roxy Pro Sunset e Billabong Pro Maui.
A primeira etapa da tríplice coroa começou nessa segunda-feira, dia 12 de novembro, e os homens e mulheres caíram na água para dar início às competições. No feminino ocorreram as 4 baterias do round dos 44. Na primeira disputa, a paulista Suelen Naraisa começou bem e avançou para a segunda fase com a segunda posição.
Na segunda bateria, foi a vez da catarinense Juliana Quint garantir vaga no round dos 32. A última brasileira a garantir vaga na fase seguinte foi a paulista Cláudia Gonçalves, que ficou com a terceira posição na terceira bateria e garantiu presença na fase seguinte. A melhor apresentação do primeiro dia de disputas do feminino ficou por conta da australiana Serena Brooke, que somou 15,67 pontos na última bateria do primeiro round. Nessa bateria, a paranaense Bruna Schmitz não conseguiu avançar de fase.
No masculino, aconteceram todas as baterias do primeiro round e mais duas do round 2. Na primeira fase, três brasileiros caíram na água e apenas um avançou. Gilmar Silva e Júnior Faria não conseguiram passar suas baterias e apenas Róbson Santos garantiu presença na fase dos 128.
No round seguinte três brasileiros se enfrentaram na segunda bateria e dois conseguiram avançar para a fase seguinte. Bruno Santos avançou em primeiro lugar na disputa com excelentes 16,93 pontos, enquanto a segunda posição ficou com Pablo Paulino. O catarinense Willian Cardoso não conseguiu avançar de round.
Resultados dessa segunda feira:
Feminino:
Round dos 44:
Bateria 1: 1º Alana Ablanchard (HAW), 2º Suelen Naraisa (BRA), 3º Jaimee Wheatley (AUS), 4º Nicola Atherton (aus), 5º Erica Hosseini (USA), 6º Amandine Sanchez (FRA)
Bateria 2: 1º Kyla Langen (USA), 2º Juliana Quint (BRA), 3º Nikita Robb (ZAF), 4º Lyndsay Noyes (AUS), 5º Sarah Beardmore (AUS), 6º Charlotte Caton (FRA)
Bateria 3:1º Mizuki Hagiwara (JPN), 2º Kim Mayer (usa), 3º Cláudia Gonçalves (BRA), 4º Anastasia Ashley (USA), 5º Julia Christian (USA), 6º Sheridan Shields (AUS)
Bateria 4: 1º Serena Brooke (AUS), 2º Bethany Hamilton (haw), 3º Sally Fitzgibbons (AUS), 4º Lindsey Baldwin (USA), 5º Jenny Quam (USA), 6º Bruna Schmitz (BRA)
Masculino:
Round dos 144:
Bateria 1: 1º Daniel Jones (HAW), 2º Paul Fisher (AUS), 3º Jack Perry (AUS), 4º Gilmar Silva (BRA)
Bateria 2: Sunny Garcia (HAW), 2º Flynn Novak (HAW), 3º Casey Brown (HAW), 4º Liam McNamara (HAW)
Bateria 3: Daniel Redman (ZAF), 2º Ian Walsh (HAW), 3º Myles Padaca (HAW), 4º Blake Thornton (AUS)
Bateria 4: Dane Gudauskas (USA), 2º Robson Santos (BRA), 3º Wesley Larsen (HAW), 4º Gavin Gillette (HAW)
Bateria 5: Jason Shibata (HAW), 2º Love Hodel (HAW), 3º Joan Duru (FRA), 4º Darren Turner (AUS)
Bateria 6: 1º Nathan Carroll (AUS), 2º Chaz Chidester (HAW), 3º Romain Laulhe (FRA), 4º Derek Ho (HAW)
Bateria 7: Brian Toth (PRC), 2º Teppei Tajima (JPN), 3º Jesse Merle-Jones (HAW), 4º Kekoa Cazemiro (HAW)
Bateria 8: 1º Dusty Payne (HAW), 2º Marcus Hickman (HAW), 3º Junior Faria (BRA), 4º Tanner Gudauskas (USA)
Round dos 128:
Bateria 1: 1º Mic Muscroft (AUS), 2º Daniel Jones (HAW), 3º Pablo Gutierrez (ESP), 4º Gavin Roberts (HAW)
Bateria 2: 1º Bruno Santos (BRA), 2º Pablo Paulino (BRA), 3º Paul Fisher (AUS), 4º William Cardoso (BRA)
EQUIPE SURF 5
domingo, 11 de novembro de 2007
Marco Polo fatura etapa da Guarda do Embaú
Apesar de já estar garantido na elite nacional na próxima temporada, o catarinense Marco Polo não deu chances a seus adversários e na grande decisão achou as melhores ondas para faturar o título da etapa. Com duas notas boas, um 6,67 e um 7,00, Marco se adaptou melhor as condições do mar e conseguiu deixar os adversários para trás.
Em segundo lugar ficou Márcio Farney, que com o resultado desse domingo assumiu a vaga para o Super Surf 2008. Farney está atrás de Marco Polo no ranking, mas como o catarinense já garantiu vaga para disputar a competição em 2008, o cearense herda a vaga. Farney teve uma boa atuação durante todo o dia e conseguiu a vaga na grande decisão de forma justa. O pódio da etapa foi completado por Thomas Hermes, que finalizou o evento em terceiro lugar, e por Diego Rosa, que acabou na quarta colocação.
Agora as atenções estão voltadas para a quinta e derradeira etapa do circuito que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A disputa pelo título do circuito e pela vaga na elite do surf nacional promete ser bastante disputada.
EQUIPE SURF5
Brasil garante o hexacampeonato Pan-Americano no Chile
Nesse domingo ocorreram as finais de repescagem e posteriormente as grandes decisões pelos títulos nas seis categorias. Nas decisões de repescagem apenas dois brasileiros participaram e ambos garantiram vaga nas finalíssimas. Na categoria feminino, Renata Tambom confirmou sua passagem para a disputa do título com o primeiro lugar na repescagem. Eric de Souza também venceu sua bateria de repescagem e garantiu vaga na decisão.
As finais começaram e logo na primeira disputa o Brasil conseguiu sua primeira conquista. A tricampeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho não deu chances a suas adversárias e conquistou o título. Neymara usou sua experiência para superar as adversárias e faturar o caneco na categoria bodyboard feminino. Logo depois foi a vez de Uri Valadão cair na água. O brasileiro não teve a mesma sorte da tricampeã mundial e terminou em segundo lugar na categoria bodyboard masculino. Uri somou 14,33, mas não contava com a excelente atuação do chileno Gabriel Brantes, que totalizou incríveis 18,04 pontos e não deu esperanças aos adversários.
Após as disputas do bodyboard, foi à vez de uma das maiores revelações do surf brasileiro nos últimos anos levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio. A paraibana Diana Cristina mostrou um grande nível de surf e deixou todas as adversárias para trás. Com 13,50 pontos conquistados, a brasileira sagrou-se campeã pan-americana. Além da primeira posição de Diana, outra brasileira subiu no pódio na disputa. Renata Tambom terminou em terceiro lugar na finalíssima.
No longboard, foi à vez de outro campeão mundial levar o título para o Brasil. Phil venceu a disputa contra o também brasileiro Carlos Bahia. Phil somou 13,70 contra 12,63 de Carlos para conquistar o título e de quebra faturar a dobradinha para a equipe brasileira na categoria.
A penúltima decisão do dia contou com duas grandes promessas do surf brasileiro. Wiggolly Dantas e Alejo Muniz foram os representantes brasileiros na decisão da categoria Júnior masculino. E a dupla fez bonito. Wiggolly Dantas garantiu o título enquanto Alejo ficou com o terceiro lugar. A última disputa do evento foi na categoria Open masculino. Eric de Souza, campeão do Gatorade Surf Classic, foi bem, mas nos últimos minutos sofreu a virada do peruano Javier Swayne em uma das baterias mais disputadas do dia. No fim, o carioca ficou com a segunda posição e fechou o campeonato de boa forma para a seleção brasileira.
Resultados das finais:
Bodyboard feminino: 1º Neymara Carvalho (BRA); 2º Alice Gironella (GUA); 3º Paloma Fraiggang (CHI); 4º Ruth Parra (VEM)
Bodyboard masculino: 1º Gabriel Brantes (CHI); 2º Uri Valadão (BRA); 3º Eduardo Carpinello (CHI); 4º Emiliano Tabare (ARG)
Feminino: 1º Diana Cristina (BRA); 2º Anali Gomez (PER); 3º Renata Tambom (BRA); Valeria Sole (PER)
Longboard: 1º Phil Rajzman (BRA); 2º Carlos Bahia (BRA), 3º Benoit Clemente (PER); 4º Martin Perez (ARG)
Júnior masculino: 1º Wiggolly Dantas (BRA); Manuel Selman (CHI);
3º Alejo Muniz (BRA); 4º Rafael Pereyra (VEN)
Open masculino: 1º Javier Swayne (PER); 2º Eric de Souza (BRA); 3º Gilbert Brown (CRI); 4º Gabriel Aramburu (PER)
Classificação final
1º - Brasil -29992 pontos
2º - Chile – 24372 pontos
3º - Perú – 24072 pontos
4º - Costa Rica – 20267 pontos
5º - Venezuela – 20146 pontos
6º - Equador – 19657 pontos
7º Guadalupe – 19292 pontos
8º Argentina – 18142 pontos
9º - Uruguai – 13990 pontos
10º - Jamaica – 12800 pontos
EQUIPE SURF5
sábado, 10 de novembro de 2007
Joel Centeio é o grande campeão do Xcel Pro
Após a etapa vencida por Joel Centeio, as atenções se voltam para as duas últimas etapas do circuito WQS que também acontecem nas paradisíacas praias havaianas. Entre 12 e 24 de novembro acontece o Reef Hawaiian Pro, em Haleiwa. Já entre os dias 25 de novembro e 06 de dezembro, acontece a última etapa do circuito WQS, o O'Neill World Cup, em Oahu.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Fanning: o novo campeão mundial
O australiano mostrou durante toda a temporada que tinha tudo para ser coroado com o melhor surfista do mundo. Fanning deu uma aula não só de surf, mas de preparação física e mental para levar de volta o título a Austrália, feito que não ocorria desde que a lenda do surf Mark Occhilupo, que se aposenta esse ano das competições, levou o caneco para a terra dos cangurus em 1999.
Mick mostrou que para ser campeão é preciso estar preparado mentalmente. Seriedade e trabalho são peças fundamentais para a conquista de um título, mas saber lidar com a pressão e usar os erros para melhorar seu desempenho foram peças chaves de sua vitoriosa campanha. Fanning deixou para trás ninguém menos que o octacampeão mundial Kelly Slater na briga pelo título, feito difícil de ser conseguido por qualquer surfista da atualidade.
A marca registrada de Fanning durante a temporada foi à regularidade, em nove etapas disputadas pelo australiano chegou ao pódio em oito. Ou seja, se descartado o resultado de Treestels, etapa americana do circuito, a pior colocação de Mick durante o circuito foi um terceiro lugar. O aussie venceu três etapas, Brasil, Austrália (Goald Coast) e França.
O título foi mais do que merecido. Fanning mostrou ao mundo que tem surf para ser campeão mais algumas vezes e que é o homem a ser batido. O australiano aliou muita técnica e muita determinação em seu estilo e provou o grande atleta que é. A temporada chega ao fim e muitas coisas podem acontecer ainda, mas uma coisa é certa, ninguém mais tira o título de Fanning.
EQUIPE SURF5
Mick Fanning conquista título mundial em Imbituba
Consagrado, Fanning caiu na água novamente para conquistar o bicampeonato da etapa brasileira. O adversário na final foi Kai Otton, outro australiano. O surfista da Gold Coast possui duas vitórias na temporada - em Snapper Rocks, Austrália, e Hossegor, França. Fanning ficou com o vice em Teahupoo, Taiti, e foi terceiro colocado nas etapas de Bell's Beach, Arica, Jeffrey's Bay e Mundaka.
Líder em quantidade de surfistas no WCT, a Austrália não coroava um campeão do circuito desde 1999, quando Mark Occhilupo sagrou-se campeão no Rio de Janeiro. Dessa vez o título veio na Praia da Vila, na pacata Imbituba.
A cidade parece abençoada pelos deuses do surfe, pois é a terceira vez que consagra um campeão do mundo, dos cinco que se tornaram campeões no Brasil. Em 2004, o havaiano Andy Irons conquistou o tricampeonato na Praia da Vila. Na temporada seguinte, foi a vez de Imbituba receber a festa do heptacampeonato de Kelly Slater.
Equipe SURF5
Brasileiros seguem na disputa. Título mundial pode ser definido nessa terça-feira
Mick Fanning, Kelly Slater e Taj Burrow avançaram suas baterias do terceiro round e conseguiram vaga nas quartas de final do Hang Loose Santa Catarina Pro. O líder do ranking, Mick Fanning, venceu o brasileiro Marco Polo e aumentou ainda mais suas chances de título no Brasil.
O octacampeão mundial Kelly Slater também eliminou um brasileiro para chegar ao quarto round da competição. Kelly somou 14,50 pontos e venceu Renato Galvão. O último dos três candidatos ao título a vencer sua bateria nessa segunda-feira foi Taj. O australiano ganhou do também brasileiro Willian Cardoso e juntou-se aos outros dois candidatos nas oitavas de final.
Os brasileiros fizeram bonito nas ondas de 2m de Imbituba. O primeiro a avançar para as oitavas foi Heitor Alves, que busca sua classificação para o WCT do ano que vem através do WQS. O surfista brasileiro eliminou ninguém menos que Bobby Martinez, campeão da última etapa do circuito, em Mundaka. Na terceira bateria do terceiro round, um duelo verde-amarelo definiu o segundo brasileiro nas oitavas. Rodrigo Dornelles enfrentou Mineirinho, campeão das duas últimas etapas do WQS no Brasil. Com 16,50 pontos somados, Dornelles venceu o duelo e avançou para as oitavas.
O catarinense Neco foi o terceiro brasileiro a garantir vaga nas oitavas de final. O surfista brasileiro venceu o australiano Dean Morrison na sexta bateria do terceiro round e também garantiu vaga nas oitavas de final da competição disputada em Imbituba, Santa Catarina. Na décima segunda bateria do terceiro round, foi a vez de Leonardo Neves garantir sua vaga nas oitavas de final. O carioca venceu o americano C.J. Hobgood e também garantiu vaga na quarta fase da etapa do circuito mundial de surf WCT no Brasil.
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Brasileiros terminam bem disputas do primeiro round. Taj avança
Logo na primeira bateria do dia, foi à vez do australiano Taj Burrow, que ainda luta pelo título mundial, cair na água. O aussie foi muito bem na disputa diante de seu compatriota Luke Stedman e do brasileiro Marco Polo, que liderou a bateria até os últimos segundos. A vitória de Taj veio em sua última onda, o australiano precisava de um 6 e arrancou dos juízes um 6,87 nos últimos segundos para avançar para a terceira fase sem precisar cair na repescagem.
Os brasileiros foram bem nas disputas finais do primeiro round e três atletas de nosso país garantiram vaga direta para a terceira fase. Raoni Monteiro, Leonardo Neves e Neco Padaratz venceram suas baterias e, assim como Rodrigo Dornelles, Willian Cardoso e Renato Galvão, que venceram suas baterias na sexta, avançaram direto para o round 3.
O destaque dos brasileiros nas primeiras bateiras da segunda fase foi Marco Polo. O surfista brasileiro surfou muito bem e eliminou o top-10 do circuito, o havaiano Pacho Sulivan.
domingo, 4 de novembro de 2007
sábado, 3 de novembro de 2007
Hang Losse Santa Catarina Pro é iniciado em Imbituba
No dia de hoje, apenas 9 baterias do primeiro round foram disputadas.Dos três candidatos ao título da temporada, apenas Taj Burrow não caiu na água nesse sábado. Kelly Slater, que teve a melhor apresentação do dia com 18,07 pontos somados, e Mick Fanning estrearam com vitória e já estão no terceiro round da competição.
Os brasileiros também fizeram bonito no primeiro dia de disputas. Rodrigo Dornelles, Willian Cardoso e Renato Galvão venceram suas baterias e também garantiram presença na terceira fase sem precisar disputar a repescagem. Renato conseguiu o melhor somatório entre os brasileiros. O surfista atingiu os 15,50 pontos na sexta bateria.
Amanhã acontece uma nova chamada às 8:00 horas. Ainda restam sete baterias da primeira fase e alguns brasileiros ainda não estrearam na competição.
Stephanie vence no Peru e aumenta vantagem no ranking
O dia começou com as disputas das quartas-de-final. A brasileira Silvana Lima fez bonito em sua bateria e deixou a australiana Rebeca Woods para trás. Outra surfista que teve grande apresentação no 4º round foi a peruana Sofia Mulanovich, que somou excelentes 17,14 pontos para vencer a bateria diante da também australiana Amee Donohoe.
Na fase semifinal, a sorte não sorriu para as sul-americanas. Silvana e Sofia foram derrotas pelas australianas Layne Beachley e Stephanie Gilmore, respectivamente. Com o resultado, as duas surfistas da América do Sul faturaram 756 pontos no ranking e U$ 5.000.
Na grande final, Stephanie Gilmore não deixou chances a sua compatriota e venceu o duelo com 15,37 pontos. A próxima etapa acontece entre os dias 23 de novembro e 06 de dezembro, em Sunse, no Havaí. Depois o circuito será encerrado entre os dias 08 e 20 de dezembro, em Maui, também no Havaí.
Com a vitória no Peru, Stephanie aumentou ainda mais a vantagem no ranking e desponta como a grande favorita para o título da temporada 2008. Silvana Lima ainda tem chances de reverter o quadro e fica a nossa torcida para que a brasileira se torne a primeira atleta de nosso país campeã mundial de surf.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Mancora Peru Classic tem quartas-de-final definidas
A brasileira Silvana Lima já havia garantido presença no 4º round. A brasileira enfrenta a australiana Rebecca Woods na segunda bateria das quartas-de-final. A outra representante brasileira no evento, a catarinense Jaqueline Silva, perdeu no terceiro round para Jessi Miley-Dyer, da Austrália.
Hang Loose Santa Catarina Pro é adiado nessa sexta-feira
Outra chamada está prevista para às 7h00 desse sábado. Mick Fanning, líder do ranking, pode comemorar seu primeiro título no circuito mundial em Imbituba. O australiano está muito próximo da conquista. Apenas Taj Burrow, da Austrália, e o americano Kelly Slater podem impedir o título de Fanning no Brasil.
Silvana avança e ainda sonha com título
Ainda na quinta-feira, a cearense caiu novamente ná água e venceu uma disputa apertada diante da peruana Anali Gomez. Silvana venceu por 0,5 ponto de diferença e conseguiu garantir vaga nas quartas-de-final do evento. Já a catarinense Jaqueline Silva não teve a mesma sorte e caiu diante da australiana Jessi Miley-Dyer. A aussie somou 13,66 pontos e avançou para o 4º round.
Com a derrota, Jaqueline Silva terminou em 9º lugar no Mancora Peru Classic garantido U$3,500, além de 360 pontos no ranking.
A etapa peruana do WCT terá uma nova chamada nessa sexta-feira. Faltam duas baterias do round 3 e depois devem acontecer as baterias das quartas-de-final.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Hang Loose Santa Catarina Pro é adiado e vendaval atinge Imbituba
Uma ventania de quase 70km/h, causadas pela passagem de um tornado, arrastaram parte da estrutura montada para a etapa. Com isso, a comissão trabalha com afinco para recuperar os danos causados pelo vento. Uma nova chamada está prevista para acontecer às 7:30h dessa sexta-feira.
Hang Loose Santa Catarina Pro é adiado mais uma vez
O título pode ser definido na etapa brasileira. Mick Fanning, atual líder do ranking WCT, está muito próximo de garantir seu primeiro título na elite do surf mundial.
WCT feminino começa no Peru
Jaqueline Silva conseguiu um bom resultado. Com uma boa apresentação, a brasileira avançou em primeiro lugar na quarta bateria do dia e garantiu sua vaga no terceiro round. Mas a grande apresentação do dia ficou por conta de Sofia Mulanovich, que compete em casa. A peruana somou 17,25 pontos e não deu chances a suas adversárias.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Adiado o início do Hang Loose Santa Catarina Pro, em Imbituba
Previsões sobre o tempo indicam que as ondas começam a melhorar à partir desse dia, e nos fins de semana teremos ondas de quase dois metros para deixarem ainda mais alucinante a disputa pelo título mundial.
Essa é antepenúltima etapa do circuito mundial de 2007, e promete forte disputa na água, pois, caso o australiano Mick Fanning vença, a corrida pelo título acaba e ele subirá ao pódio como o grande campeão mundial, acabando com as pretensões se seu compatriota Taj Burrow e da lenda americana Kelly Slater, que já estuda a hipótese de parar de competir caso não vença, neste ano, o WCT.
Fica a torcida para que o mar Catarinense não faça feio, e ajude os melhores surfistas do mundo a darem o show que, segundo Fanning, um dos públicos mais vibrantes e viciados em surf de todo o mundo, merece assisitir.
Silvana Lima atrás da liderança do circuito mundial
O Mancora Peru Classic, sexta das oito etapas do circuito WCT feminino de surf, será disputado em Piura, no Peru. O evento será realizado entre os dias 30 de Outubro e 4 de Novembro. Nessa terça-feira, primeiro dia da janela da competição, as ondas na passaram de 0,5m e a direção de prova decidiu adiar a abertura da etapa, que distribui U$ 80.000 e garante 1200 pontos a campeã do evento.
A brasileira Silvana Lima, atual vice-líder do ranking mundial, corre atrás de um bom resultado para assumir a liderança da elite do surf mundial feminino. Depois de três finais consecutivas no circuito – Brasil, Espanha e Austrália – e três vice-campeonatos, a cearense busca, enfim, sua primeira vitória em etapas do WCT 2007.
Na primeira fase, Silvana terá pela frente Claire Bevilacqua, da Austrália, e a local Anali Gomez, vencedora do trails da etapa peruana. Além de Silvana, outra brasileira que disputa o Mancora Peru Classic é Jaqueline Silva, atual líder do ranking WQS e 11ª no ranking WCT. A catarinense cai na quarta bateria do primeiro round contra a líder do ranking WCT Stephanie Gilmore, da Austrália, e Leilani Gryde, do Havaí.
Além das brasileiras, outra sul-americana participará do evento. A peruana Sofia Mulanovich, terceira colocada no ranking WCT, compete em casa e tem grandes chances de levar o título da etapa.
Agora, resta esperar a nova chamada, que acontece nessa quarta-feira pela manhã, e torcer para que nossas surfistas façam bonito nas ondas peruanas e que a esperança de ter uma brasileira campeã mundial fique mais perto de se tornar realidade.
Equipe SURF5
domingo, 28 de outubro de 2007
Entrevista com o Grande Campeão do Onbongo Pro Surfing
Mineirinho é o novo Rei da Praia
Terminou hoje (domingo), por volta das 15:30h, a final do Onbongo Pro Surfing 2007, etapa seis estrelas do circuito WQS. Com a praia de Itamambuca lotada e o sol aparecendo forte no céu, as nove ondas surfadas por Adriano de Souza, o Mineirinho, foram mais que suficientes para que ele levasse o título de “O Rei da Praia”. Com o resultado, o surfista subiu vinte posições no Ranking de acesso e agora ocupa a 11ª posição, praticamente garantindo a sua permanência na elite do surf mundial e, de quebra, levou para casa um cheque no valor de U$ 15.000,00.
Após passar pelo atual bi-campeão brasileiro, Jihad Kodhr, nas semi-finais, o guarujaense enfrentou o australiano Kieren Perrow, que não teve chances contra o ousado brasileiro. Mineirnho estava decidido a não deixar o título cair nas mãos dos gringos, seu show de surf lhe rendeu a coroa sem maiores dificuldades.
Realizando várias seqüências de manobras e indo, três vezes, parar na areia, de frente para sua grande torcida, Mineirinho encheu os olhos de Itamambuca e conquistou todo o público, que assistia de pé à sua vitória.
Esse foi o desfecho de uma etapa que teve chuva forte, sol de rachar, dias com muitas ondas, dias sem onda alguma, favoritos caindo, locais se destacando e muita gente bonita. Melhor final, impossível, o brasileiro, já com a bandeira de nosso país, nas costas, disse estar realizando um sonho, e que vai querer ainda mais... Agora só resta ver quem segura o Mineirinho, que de quietinho, já não tem mais nada!
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Entrevista com Jihad Khodr
Entrevista Mineirinho
Mineirinho vence Jihad e está na final. Perrow será o adversário
As condições do mar não ajudaram para que a bateria fosse mais acirrada, contudo, se tratando de dois dos melhores surfistas brasileiros da atualidade, pode esperar tudo.
Especialista em ondas de direita, Jihad começou a bateria na frente de Mineiro, que acabou virando nas últimas ondas.
Na outra semi-final, o auastraliano Kieren Perrow mostrou que é grande candidato ao título de "Rei da Praia". Sem as condições do mar ideias para uma semi-final, Perrow desbancou o americano Brett Simpson.
"Estou em casa. Se Deus quiser vou subir naquele trono", diz o brasileiro confiante. "Estou preparado para ganhar do Mineirinho. Ele quer ganhar e eu também. O plano pra final é pegar longas ondas com bastante velocidade", Kieren Perrow, falando sobre sua estratégia para o embate final.
Pode se esperar uma grande final, com um surfe de primeira qualidade demonstrado pelos dois maiores surfistas do torneio.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
sábado, 27 de outubro de 2007
Domingo definirá o grande campeão do Onbongo Pro Surfing
A praia de Itamambuca conhecerá nesse domingo o grande campeão do Onbongo Por Surfing. A primeira semi-final será verde e amarela. Jihad Khodr e Adriano de Souza, o Mineirinho avançaram em suas baterias e vão se enfrentar por uma vaga na bateria final do Onbongo Pro Surfing, na praia de Itamambuca.
O segundo embate da semifinal será entre o australiano Keiren Perrow e o americano Brett Simpson. Os dois brigam por vaga no WCT de 2008. Para Kieren a conquista está mais próxima, pois pode confirmar sua volta à elite se avançar para as finais. Já o americano precisa de bons resultados em Ubatuba e na “perna havaiana”.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Equilíbrio marca as disputas na fase quartas-de-final do Onbongo Pro Surfing
No penúltimo dia do campeonato do Onbongo Pro Surfing disputado na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, brasileiros e estrangeiros travaram duelos de encher os olhos do grande público que compareceu ao local do evento. Ao todo, quatro baterias foram disputadas na tarde de hoje e dois brasileiros mais dois estrangeiros disputam amanhã uma vaga a final da competição.
Na primeira bateria dessa fase, o brasileiro Adriano de Souza conquistou a primeira vaga a semi-final do campeonato. Na disputa mais equilibrada das quartas-de-final, Mineirinho arrancou um somatório de 12.54 e venceu o australiano Adrian Buchan, que
assinalou 12.30 e assim se despediu mais cedo do torneio.
Já na bateria seguinte, o grande destaque do dia foi a conquista da vaga do brasileiro Jihad khodr, vencendo o basco Eneko Acero e assim conseguindo o direito de disputar a semi-final de amanhã. Para o paranaense a vitória foi especial, já que o triunfo lhe garantiu de vez uma vaga a elite do surf mundial para disputar um WCT no ano de 2008.
No único duelo estrangeiro que marcou a fase quartas-de-final, o australiano Kieren Perrow venceu com a maior diferença de pontos dessa fase o basco Aritz Aranburu, conseguindo assim a chance de disputar a segunda semi-final do dia de amanhã. Perrow fez 13.17 e Aritz apenas 9.50, o que o deixou insatisfeito com sua pior apresentação dentro deste campeonato.
Pela última bateria dessa fase, o brasileiro Thiago Camarão perdeu a oportunidade de disputar a semi-final da competição, ao perder para o americano Brett Simpson. Mesmo com uma boa apresentação do brasileiro, o gringo levou a melhor e fechou o dia conquistando sua vaga para disputar a segunda semi-final do dia de amanhã contra o australiano Kieren Perrow.
EQUIPE SURF5 – Direto de Ubatuba
Jihad garante vaga no WCT de 2008
Jihad Kohdr, atual bicampeão brasileiro, realizou na tarde deste sábado um grande sonho ao garantir sua vaga na elite do surf mundial, o WCT.
O paranaense precisava obter um bom resultado para alcançar a casa dos 11.500 pontos na divisão de acesso, o WQS. Era o quarto ano consecutivo que Jihad buscava o acesso e dessa vez deu certo O brasileiro não deu espaço para Eneko Acero, surfista basco, e deu um show de surf e passou para as semi-finais do Onbongo Pro Surfing de 2007.
Jihad é o segundo brasileiro a garantir vaga na elite do surf mundial em 2008. Ao lado de Rodrigo Dornelles, que já ultrapassou a barreira dos 11.500 pontos, o paranaense percorrerá o mundo disputando as etapas nas melhores ondas do planeta. Para a festa ficar completa, só falta o título a Jihad. Mas a missão do surfista não será nada fácil, já que na semifinal ele enfrenta o brasileiro Adriano de Souza.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Entrevista com Renan Rocha
Renan falou com a equipe SURF5, Disse como se sente do lado de fora das competições e comentou um pouco sobre sua atual profissão, o jornalismo. Renan deixou seu palpite e disse que acredita em um dos dois brasileiros para conquistar o posto de Rei da Praia. Acompanhe a entrevista.
Gringos dominam as quartas
Outro brasileiro que também se classificou foi Thiago Camarão. O atleta de São Sebastião possui o maior score do dia com 17,50 pontos e se credencia como forte candidato ao título. A baixa do dia ficou por conta da desclassificação de Heitor Alves. O surfista voador ainda luta por uma vaga no circuito WCT 2008 na "perna havaiana".
Os duelos das quartas-de-final são os seguinte:
Adrian Buchan(AUS) x Adriano de Souza(SP)
Eneko Acero(EUK) x Jihad Khodr(PR)
Kieren Perrow(AUS) x Aritz Aranburu(EUK)
Thiago Camarão(SP) X Brett Simpson(EUA)
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Encerrado Round dos 24. Oitavas promete grandes emoções
Os gringos surfaram muito e se classificaram em sete das oito baterias disputadas nessa fase. Estados Unidos, Austrália e País Basco estão resprsentados até aqui.
Os brasileiros vêm bem, contudo são minoria. Destaque para o local Wiggolly Dantas, que se classificou para as oiatavas, e agora cai na água com Jihad Kohdr, pela disputa "homem a homem". Adriano de Souza, o Mineirinho, Adílton Mariano, Heitor Alvez, Thiago Souza e Thiago Camarão são os outros representantes do Brasil. Este último conseguiu o maior score do dia até aqui, com um aéreo, fez a galera da praia vibrar muito e ainda arrancou um 9.50 dos juízes.
A expectativa para as "oitavas-de-final", que ocorrem ainda neste sábado, é a melhor possível. Grandes surfistas estão na disputa pelo título de "Rei da Praia", emoções não faltarão na praia de Itamambuca, na reta final do evento.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
E que venham os Gringos!
Terá início amanhã, dia 27 de outubro, a quinta fase do Onbongo Pro Surfing 2007.
O “round dos 24” contará com estrelas como Adriano de Souza, o Mineirinho, Adrian Buchan, Jihad Kohdr, entre outros, que só fazem aumentar as expectativas dos fãs de surf para baterias bastante acirradas.
Outra boa notícia é de que o sol que brilhou forte na sexta-feira pode voltar à Itamambuca nesse sábado. Tanto público quanto os atletas, torcem para que o tempo volte a ajudar, e prometem praia cheia de gente bonita e belas manobras sobre as ondas.
Dos 24 competidores, 13 são brasileiros e nenhum deles quer ficar para trás dos “gringos”, que vêm muito bem. Os brazucas comentam que não pretendem deixar o título de Rei da Praia sair do país e se tornar o King of the Beach e prometem muito esforço para isso.
Sol, boas ondas, muita torcida, grandes atletas e a beleza da praia de Itamambuca. Se isso não for suficiente para fazer desse sábado um excelente dia para se ver surf, então vale lembrar da premiação de U$ 15.000,00 que o vencedor levará para casa. Impossível algum dos surfistas querer deixar essa grana toda nas mãos de seus adversários...
Confira, abaixo, a tabela do próximo round.
Esse sábado promete!
ONBONGO PRO SURFING – baterias da quinta fase – round dos 24
01: Adriano de Souza (SP), Gabe Kling (EUA), Diego Rosa (SC)
02: Adrian Buchan (AUS), Simão Romão (RJ), Daniel Ross (AUS)
03: Eneko Acero (ESP), Danilo Costa (RN), Wiggolly Dantas (SP)
04: Jihad Kohdr (PR), Adilton Mariano (CE), Thomas Hermes (SC)
05: Raoni Monteiro (RJ), Heitor Alves (CE), Aritz Aranburu (ESP)
06: Kieren Perrow (AUS), Kirk Flintoff (AUS), Thiago de Souza (CE)
07: Shea Lopez (EUA), Dunga Neto (CE), Thiago Camarão (SP)
08: Shaun Cansdell (AUS), Darren O’Rafferty (AUS), Brett Simpson (EUA)
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Brasileiros mais uma vez são destaques em Ubatuba
Neste quarto dia do Onbongo Pro Surfing, o sol finalmente brilhou nas areias de Itamambuca e junto com ele outros quatro surfistas brilharam nas águas de Ubatuba. O bom público que compareceu hoje para as disputas do round dos 96 (iniciado ontem) e round dos 48 puderam apreciar ótimas manobras e um belo desempenho dos competidores, principalmente de Adriano de Souza (Mineirinho), Wiggoly Dantas, Raoni Monteiro, Jihad Kohdr.
Logo na segunda bateria do round 4, Mineirinho deu um verdadeiro show dentro d’água. Com um 8.17 e dois lindos aéreos, o surfista arrancou muitos aplausos do público e passou tranqüilo para as disputas deste sábado. “A prancha está muito boa, está muito no pé e isso ajuda. A expectativa para amanhã é boa. Pretendo fazer uma final neste campeonato e para eu chegar na final tenho que passar bateria por bateria. Isso está sendo meu foco. Graças a Deus consegui passar essa e agora é só mentalizar e focar na próxima.”
Já o local Guigui garantiu uma excelente nota, um 8.50 que o classificou para a próxima fase. Seu somatório foi de 15.33, o quarto melhor do dia, e seu nota ficou entre as cinco melhores. “Estou com uma expectativa boa, estou no quintal de casa, conheço as ondas. Amanhã se Deus quiser, e depois de amanhã, eu vou passar pra a final desse campeonato”, falou Dantas.
O maior destaque desta sexta-feira foi Raoni Monteiro.Com a maior nota do dia, 9.17 e também o maior somatório, 17.00, o carioca deixou seus adversários para trás com ótimas manobras, mantendo seu desempenho dos rounds anteriores. “A bateria foi show, consegui pegar a primeira onda, logo um 9.00 e depois um 7 e pouco. Estou calmo e tranqüilo. Estou conseguindo pegar as ondas boas e conseguindo fazer o certo”, disse.
Por fim, outro destaque foi Jihad Kodhr. O aspirante a uma vaga no WCT, desbancou três gringos em sua bateria, correspondendo às expectativas da platéia na praia de Itamambuca. “Graças a Deus está dando tudo certo, consegui vencer a bateria”, contou o surfista. Sobre o WCT do ano que vem, Jihad espera poder conquistar a vaga ainda em Ubatuba, basta ficar entre os dois melhores de sua bateria amanhã. “Com certeza quero garantir (a vaga no WCT) aqui”, afirmou.
EQUIPE SURF5 – direto de Ubatuba
Público feminino dá show fora d´agua
No Onbongo Pro Surfing, na praia de Itamambuca, o espetáculo rola dentro e fora do mar. Na água a atração fica por conta dos surfistas, fora dela quem faz as vezes são as belas mulheres que circulam pelas dependências do evento. A presença maciça do público feminino prestigia e embeleza o evento, acompanhado por gente de todos os lugares.
Da areia se percebe a atenção delas pelas novidades do campeonato. Entre um banho de sol e uma caminhada pela praia, as fiéis torcedoras sempre recorrem ao balanço final das baterias e divulgação das notas, dado pelos juízes para as ondas surfadas pelos atletas.
A imagem do surf sempre esteve ligada à presença das mulheres na praia. Que continue assim, ganhamos todos: o evento, os apreciadores e elas.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Brazucas se despedem do WQS de cabeça erguida
Após avançarem ao round dos 48, os brasileiros Peterson Rosa, Neco Padaratz, Bernardo Miranda e Márcio Farney não conseguiram prosseguir na luta pelo título de “Rei da Praia” do Onbongo Pro Surfing disputado nas águas da praia de Itamambuca, em Ubatuba. Com suas desclassificações, resta agora aos atletas torcerem pela vitória de seus compatriotas nesta competição.
Um dos grandes destaques dos rounds anteriores, o cearense Márcio Farney sentiu a pressão e terminou em quarto lugar de sua bateria. “Bateria é isso mesmo, né cara. As vezes precisa muita sorte para achar a onda boa. Eu fiquei esperando a onda e acabei ficando nervoso no final, não consegui surfar bem. Minhas perfomances nesses últimos eventos foram muito boas, isso me dá ânimo para no ano que vem arriscar cada vez mais”, declara.
Já o bicampeão do circuito WQS, Neco Padaratz, também não teve sorte em sua bateria e acabou ficando fora do campeonato. O catarinense não encontrou as chamadas ondas boas, e assim espera conseguir melhores resultados nas próximas competições.
Paranaense de nascimento, Peterson Rosa conseguiu passar em sua bateria no round dos 96 pela manhã, mas foi eliminado à tarde nos round dos 48. Outro brasileiro que fez bem nos rounds anteriores, Bernardo Miranda, mais conhecido no circuito mundial como “Pigmeu”, também não avançou e deixou o Onbongo Pro Surfing.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
Tops WCT continuam na briga pelo título do Onbongo Pro Surfing
Os atletas que fazem parte da elite do surf mundial seguem na disputa pelo título do Onbongo Pro Surfing, que está sendo ma praia de Itamambuca, litoral norte de São Paulo. O evento serve para os atletas do WCT se aqueceram antes da disputa da penúltima etapa do World Championship Tour que começa no próximo dia 30 de outubro, em Imbituba, Santa Catarina.
Raoni Monteiro avançou em sua bateria e falou sobre as expectativas para as disputas do WCT do Brasil. “O bicho vai pegar lá. Estou precisando fazer um bom resultado. Não quero ir para o Havaí dependendo de um resultado, quero me classificar logo aqui”, disse o surfista brasileiro.
O americano Gabe Klink também passou para o round dos 24 em Ubatuba. O atleta falou um pouco sobre as condições e previu dificuldades. “As ondas estavam realmente boas. Eu acho que as coisas ficarão mais difíceis”, disse. Já Adrian Buchan, da Austrália, falou sobre sua admiração pelo país. “Eu sempre gosto de vir para o Brasil. Eu me sinto muito bem. Quero passar uma bateria por vez para ganhar confiança”, afirmou o aussie, que competirá em Imbituba.
O brasileiro Adriano de Souza é um dos destaques e favorito ao título de rei da praia. Mineirinho falou sobre suas pretensões para o evento. “A expectativa é boa para amanhã. Pretendo fazer uma final nesse campeonato”, encerrou.
EQUIPE SURF5 - Direto de Ubatuba
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Wiggolly Dantas e Odirley Coutinho são os destaques do 3º dia do Onbongo Pro Surfing
Acostumados com as praias do litoral paulista, Wiggoly Dantas e Odirley Coutinho, usaram de todo seu conhecimento local para serem os destaques do Onbongo Pro Surfing, em Itamambuca, vencendo suas baterias.
Jihad e Raoni avançam. Locais dão show de surf
A surpresa do dia ficou por conta da queda de Rodrigo Dornelles, melhor brasileiro no ranking WQS. Pedra não conseguiu avançar para o round seguinte. “Foi difícil, não consegui achar as ondas. Estou triste, mas é isso aí, quando não tem onda não adianta, não tem o que fazer”, disse.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Quinta-feira promete grandes emoções
Nessa quinta-feira acontecem as últimas baterias do segundo round e as primeiras da terceira fase. Logo na segunda bateria do dia cai na água um dos maiores nomes do surf brasileiro de todos os tempos: Fábio Gouveia. O atleta da Paraíba comentou sobre as expectativas para o Onbongo Pro Surfing. “O mar deu uma melhorada e está bom. A tendência é que melhore ainda mais para os próximos dias. Estou confiante para amanhã. Vamos ver o que acontece”, disse.
Tanio Barreto é outro que estréia nessa quinta. O alagoano treinou nessa quarta-feira com pranchas novas e falou sobre. “Vamos experimentar uma prancha nova para essas condições aqui. Fiz um equipamento só para Ubatuba, vamos ganhar a confiança na área de treino”, afirmou Tanio, que ainda comemorou a melhora das ondas. “Graças a Deus o mar subiu, agora a condição fica melhor para nós. Ontem estava muito difícil, o mar estava pequeno. Está enchendo uma boa série no momento e a tendência é melhorar. Cada vez mais o mar está reagindo”, completou.
Para essa quinta-feira acontecem as baterias finais do round 2 e as primeiras baterias da terceira fase, onde os cabeças de chave entram na água. A previsão é que o mar suba e a chamada está prevista para às 8:00 horas.
Condições melhoram no segundo dia de evento
“Tenho treinado muito, as pranchas estão no pé. Quero me dar bem para recuperar o tempo perdido. Fiquei um tempo sem patrocínio. Agora quero fazer uma pontuação boa para melhorar no ranking sul-americano. Estou bem comigo mesmo”, disse Farney logo após sua bateria .
O campeão sul-americano sub-20, Wiggolly Dantas, garantiu a classificação para o round dos 96 na última onda e comentou sobre as pretensões para as próximas baterias. “A expectativa é boa. Consegui pegar uma onda boa e virar a bateria. Estou preparado para amanhã, surfando muito, é isso aí”, falou Wiggolly, que contou com o apoio da irmã e surfista Suelen Naraísa. “Como sou de Ubatuba e meu irmão ainda está dentro da competição, torço por ele, para que ele vá em frente”, comenta otimista.
Yuri Sodré. ex-WCT, também garantiu a vaga para o round dos 96, com um primeiro lugar em sua bateria, 11.37 foi seu somatório.”Estou com uma grande expectativa para amanhã, espero que o mar melhore”. No começo da bateria o catarinense Pedro Norbeto chegou a ameaçar a liderança do carioca. “Administrei bem a bateria, teve uma hora que o Pedro Norberto virou em cima de mim, mas fiquei tranqüilo para não perder o ritmo do meu surf”, finalizou Sodré.
Em sua bateria, Bruno Santos conseguiu se classificar em segundo lugar atrás do australiano Paul Fisher. Com um somatório de 10.84, o surfista disputa nessa quinta-feira uma vaga ao round do 64. Em entrevista, o atleta declarou estar contente com seu retorno à Ubatuba e espera bons resultados visando melhorar sua posição no ranking. “Estou amarradão de estar aqui novamente, um bom resultado pode me ajudar muito para o ano que vem, pois já melhoro o SEED sem contar com a premiação alucinante, todo mundo querendo ganhar. Espero fazer um resultado legal e ano que vem tentar vaga no WCT e mandar bem no circuito brasileiro’’, declarou bruninho.
Equipe Surf5 - Direto de Ubatuba
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Começa Onbongo Pro Surfing
O Onbongo Pro Surfing começou nessa terça-feira com ondas de
domingo, 21 de outubro de 2007
Onbongo Pro Surfing na rota do circuito mundial
Os surfistas brasileiros correm em busca da pontuação para melhorar a posição no ranking, que oferece 15 vagas no WCT (World Championship Tour)2008, elite do surf mundial. Jihad Khodr pode garantir sua vaga entre os melhores surfistas do mundo. O paranaense, que atualmente ocupa a 7ª posição do circuito WQS, pode garantir sua vaga com um bom resultado em Ubatuba. Outro brasileiro que estará presente e procura chegar a domingo, data que define o campeão do evento, é Rodrigo Dornelles, que ocupa o 5º lugar no ranking WQS.
Neco Padaratz é outro que busca garantir a vaga no WCT pela divisão de acesso. O catarinense precisa de um bom resultado em Itamambuca para continuar na luta por uma das quinze vagas. Adriano de Souza, o Mineirinho, chega a Itamambuca embalado pela conquista do Maresia Surf International. O surfista é o cabeça de chave número 1 do evento.
Leonardo Neves, Bernardo Miranda, Raoni Monteiro e Vitor Ribas, que já fazem parte da elite do surf mundial, também competirão em Ubatuba. Após a etapa, as atenções se voltam para a disputa do WCT em Imbituba, Santa Catarina. O título mundial pode ser definido na etapa que fecha a “perna brasileira”.
Mineirinho é o grande campeão do Maresia Surf International
As quartas de final marcaram a passagem de três brasileiros e um australiano para as semis. Adriano de Souza foi bem durante todo o evento e garantiu sua vaga na fase semifinal com uma vitória sobre Gustavo Fernandes. O cabeça de chave número um do evento surfou com muita solidez garantiu 16,16 pontos na bateria. Logo depois foi a vez de Flávio Costa apresentar um bom nível de surf. Com uma boa apresentação, o surfista avançou a fase semifinal com uma vitória sobre Márcio Farney.
O terceiro duelo entre brasileiros nas quartas-de-final garantiu a Vitor Ribas uma chance de brigar por uma vaga na decisão do evento. Vitor Ribas alcançou uma somatória de 14,17 pontos e carimbou o passaporte para a semifinal. A última bateria das quartas-de-final colocou frente a frente dos australianos. Corey Ziems levou a melhor sobre Drew Courtney e garantiu a vaga na semi.
Adriano de Souza deu uma aula de surf na primeira bateria da semi . Mineirinho achou duas ótimas ondas e pouco tempo e abusou do estilo e da agressividade nas manobras para marcar um 9,67 e depois um 9,53 para somar 19,20 pontos e passar em grande estilo para a decisão. A segunda semi também teve uma grande apresentação. O aussie Corey Ziems conseguiu duas boas ondas, 8,93 e 8,50, e venceu a bateria diante do brasileiro Vitor Ribas.
O dia era mesmo de Adriano de Souza. O brasileiro não deu chances ao australiano Corey Ziems e levou a etapa. Mineirinho conseguiu duas ondas boas para abrir a bateria e deixar Corey Ziems precisando de uma nota alta para virar a bateria. Não satisfeito, o brasileiro desfilou seu arsenal de aéreos e manobras fortes e agressivas para arrancar um 8,30 dos juizes e deixar o aussie em combinação. Mineirinho somou 16,13 pontos e levou o título da etapa 6 estrelas do circuito WQS.
Definidos os oito finalistas do Maresia Surf International
Gustavo Fernandes abriu a primeira bateria do dia com uma vitória sobre Dunga Neto. O carioca teve uma boa apresentação e somou 15,76 pontos para avançar para a fase seguinte. Na bateria seguinte foi a vez do cabeça de chave número um, Adriano de Souza, avançar as quartas-de-final. O top-WCT somou 15,00 pontos e ganhou a disputa contra Thomas Hermes.
Na terceira bateria Flávio Costa venceu sua bateria sobre André Silva. Com 13,50 pontos somados, Flávio deixou André para trás e avançou para a fase seguinte. O adversário de Flávio nas quartas-de-final será Márcio Farney que venceu a primeira disputa entre Brasil e Austrália no sábado. Farney somou 13,17 pontos e eliminou o aussie Dayyan Neve.
A quinta bateria teve a melhor apresentação do dia. Jano Belo fez bonito nas ondas da Praia Brava e somou 17,26 pontos sobre o australiano Darren O'Rafferty. Jano conseguiu uma nota 9,93 e ainda tirou mais um 7,33 para acabar de vez com as chances do aussie de avançar. Com isso, o surfista brasileiro, além de conseguir o maior somatório do dia ainda arrancou a maior nota dos juizes no sábado. A sexta bateria marcou a vitória de Vitor Ribas sobre Michel Roque. Vitor Ribas somou 14,33 e garantiu presença entre os 8 finalistas do evento.
A sétima bateria marcou a eliminação de Jihad Khodr. O paranaense, que está muito próximo de garantir vaga na elite do surf mundial no ano que vem perdeu a bateria contra o australiano Corey Ziems. A bateria foi bastante disputada e o aussie venceu por 0,27 pontos de diferença. A última bateria do dia garantiu a segunda vaga de um australiano para o dia final de disputas. O aussie Drew Courtney somou 11,83 pontos e venceu a disputa sobre Alon Campestrini.
Patrick Beven vence o La Santa Pro
Outro que fez bonito foi Leonardo Neves. O carioca chegou até as oitavas-de-final onde foi eliminado pelo líder do ranking WQS Jordy Smith. O sul africano aumentou ainda mais a liderança no ranking após a etapa. O surfista alcançou 14.425 pontos e disparou na corrida pelo título do circuito WQS 2007.
sábado, 20 de outubro de 2007
Mineirinho faz melhor apresentação do dia. Brasileiros avançam nas Ilhas Canárias
Nessa sexta-feira forma conhecidos os 16 surfistas que ainda brigam pelo título do Maresia Surf International, que acontece na Praia Brava, em Itajaí. Os brasileiros soa maioria com 12 representantes. A Austrália completa a lista com 4 atletas. Agora, as baterias finais serão disputadas nos sistema homem-a-homem.
Jihad Khodr continua na briga pelo título e vê sua vaga no WCT ficar cada vez mais próxima. O paranaense avançou em primeiro lugar na sétima bateria do quarto round e garantiu presença nas oitavas-de-final. Com somatório de 12,70 pontos, Jihad avançou na bateria que garantiu a segunda vaga a Alon Camprestrini.
Neco Padaratz não conseguiu avançar e agora aguarda novos eventos para firmar de vez sua vaga entre os surfistas que participarão do WCT 2008. O catarinense não avançou para o round dos 16 por uma diferença pequena de pontos. Jano Belo venceu a bateria quinta bateria com Victor Ribas em segundo lugar.
André Silva também carimbou seu passaporte para a próxima fase com uma boa vitória na terceira bateria do dia. O surfista somou 14, 43 pontos e ao lado de Márcio Farney, que ficou com a segunda posição na disputa somando 10,90 pontos, passou ao round seguinte.
A melhor atuação do dia ficou por conta do cabeça de chave número 1 do evento. Adriano de Souza, o Mineirinho, somou 16,33 e avançou com o melhor somatório do dia para o round dos 16.. Com uma nota 8 e outra 8,33, Mineirinho foi o grande vencedor da segunda bateria. Já a segunda vaga na disputa ficou com Gustavo Fernandes, que somou 11,50 pontos. Uma nova chamada está prevista para acontecer nesse sábado de manhã, na Praia Brava, local das competições do Maresia Surf International.
La Santa Pro
Os brasileiros continuam na disputa pelo título do La Santa Pro. Rodrigo Dornelles e Leonardo Neves venceram suas baterias do round 5 e seguem na briga. Pedra caiu na água na quinta bateria do round dos 24 e venceu com uma somatório de 14,17 pontos. A segunda vaga da disputa ficou com Mikael Pikon.
Léo Neves foi o grande vencedor da oitava bateria do round 5. O carioca somou 14,43 pontos para avançar em primeiro lugar na disputa. Atrás de Leonardo Neves ficou o americano Cory Lopez, que garantiu a segunda posição e também avançou para a fase seguinte.
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Nova chamada às 10 horas nessa sexta
Jihad Kohdr e Victor Ribas avançam em Itajaí. Mineirinho toma susto
Representantes do Circuito Mundial (WCT), Jihad Kohdr e Victor Ribas, venceram nesta quinta-feira, suas baterias de estréia no Maresia Surf International, etapa seis estrelas da divisão de acesso, o WQS. A maior nota do dia foi de Thomas Hermes, que com um 9,5 garantiu o primeiro lugar em sua bateria e quase eliminou o WCT Adriano de Souza, o Mineirinho, que acabou na segunda colocação.
Jihad, atual campeão brasileiro, anotou 13,67 pontos em sua primeira bateria e derrotou Wilson Nora, Flávio Nakagima e Guga Arruda. Na outra bateria, que teve como vencedor o australiano Corey Ziems, o brasileiro ficou em segundo, derrotando Tânio Barreto e Leandro Bastos.
Neco Padaratz teve outra boa atuação e venceu a sétima bateria do terceiro round. O catarinense somou 15, 27. O top WCT também pode garantir sua vaga na elite mundial, da qual já faz parte na atual temporada, pelo ranking WQS. Na mesma bateria, o também catarinense Willian Cardoso garantiu a segunda vaga na próxima fase.
Victor Ribas, 38o colocado do WCT, procura assegurar sua vaga na Circuito Mundial através do WQS. Primeiro colocado na bateria de estréia e segundo na seguinte, Ribas continua no campeonato e ocupa apenas a 90a colocação da divisão de acesso.
Outro atleta que teve boa atuação foi André Silva. O surfista somou 14,67 pontos e venceu a quarta bateria do round 3. A bateria marcou a eliminação de Jean da Silva, que luta por uma vaga no WCT do ano que vem. O catarinense ficou em terceiro lugar e não avançou para o quarto round. A segunda vaga da bateria ficou com Flávio Costa.
Já Mineirinho assistiu Thomas Hermes tirar um 9,50 e liderar. Mesmo assim, garantiu o segundo lugar na bateria, que teve como eliminados Eric de Souza e Magno Pacheco. Ele enfrentará Thiago Camarão e Gustavo Fernandes. Dois favoritos foram eliminados na terceira fase: o paranaense Peterson Rosa e o niteroiense Bruno Santos.
Canárias: Dornelles e Leo avançam. Pigmeu está eliminado por W.O
A quarta fase do WQS das Ilhas Canárias terá mais dois representantes brasileiros. Além de Heitor Alves, que se classificou nesta quinta-feira, Rodrigo Dornelles e Leo Neves, ambos integrantes do WCT, caíram na água e com a pontuação de 15,60 e 15,17, respectivamente, ficaram em primeiro em suas baterias.
Bernardo Pigmeu, o único brasileiro eliminado, nem chegou a entrar nas ondas de San Juan, em Lanzaote: perdeu por W.O.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Segundo dia do Maresia Surf International
O segundo dia de disputas do Maresia Surf International registrou a primeira nota 10 do evento 6 estrelas, disputado na Praia Brava, em Itajaí. As ondas diminuíram um pouco, mas os tubos continuaram como as principais opções dos surfistas que caíram na água. Alanderson Martins, da Bahia, aproveitou um desses tubos para arrancar uma nota perfeita dos juizes do evento. O Baiano foi o vencedor da terceira bateria do segundo round.
Os cabeças de chave começaram a estrear no evento, alguns caem na água somente nessa quinta-feira, pois foram disputadas somente 16 baterias do round 2. Adriano de Souza abriu as disputas do segundo round com uma boa vitória. Com 14,70 pontos, Mineirinho avançou a terceira fase.
Outro que apresentou um bom surf foi Márcio Farney. O surfista conseguiu um bom score, 16,67, e venceu a décima primeira bateria do round 2. Com um 8,00 e um 8,67, Farney não deu chances a seus adversários e garantiu vaga na fase seguinte, que deve acontecer ainda nessa quinta-feira.
Na décima terceira bateria, foi a vez de Neco Padaratz dar o show. O top WCT fez duas ótimas ondas, um 8,83 e 8,93 e não deu chances a seus adversários. Com 17,76 pontos conquistados, Neco garantiu vaga na terceira fase. A bateria foi bastante disputada pelo segundo lugar, com todos os atletas ficando na casa dos 11 pontos somados. No fim, Jano Belo, com 11,90, garantiu a vaga.
A bateria seguinte teve como grande destaque Hizunome Beterro, que somou 17,27 pontos e avançou em grande estilo ao terceiro round. Na última bateria do dia, Bruno Santos conseguiu vencer a disputa com 16,33 pontos e também está garantido na próxima fase.
Heitor Alves avança nessa quinta-feira
Por enquanto, dos cabeças de chaves brasileiros apenas Heitor Alves caiu na água e o brasileiro conseguiu uma boa vitória na oitava bateria do round 3. Heitor disputa uma vaga no WCT de 2008 e um bom resultado na etapa das Ilhas Canárias pode carimbar a vaga do brasileiro para a elite do surf mundial. O surfista somou 13,14 pontos e avançou em primeiro lugar para o round 4.
Além de Heitor, o Brasil será representado por Rodrigo Dornelles, Bernardo Miranda e Leonardo Neves. Os três estréiam no round 3 e devem cair na água ainda nessa quinta-feira. Dornelles disputará a 17ª bateria, Bernardo Miranda, o Pigmeu, cairá na bateria seguinte e Léo Neves fecha a participação brasileira no terceiro round caindo na 23ª bateria.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
WQS: Maresia Surf International e La Santa Pro
O Maresia Surf International começou com boas ondas nessa terça-feira. A Praia Brava apresentou boas condições, com ondas de 1,5m e alguns tubos. O grande destaque do dia foi o catarinense Marco Polo, que alcançou o maior somatório, com 17,80 pontos, e a melhor onda surfada até o momento no evento, 9,80.
Com as boas condições apresentadas pelo mar, 20 baterias do primeiro round foram realizadas nessa terça-feira. Nessa quarta-feira, acontecem as últimas 4 baterias do round 1 e as 16 primeiras do round 2, onde os tops já caem na água em busca dos 2500 pontos no ranking WQS.
Outro destaque do dia foi o potiguar Jádson André, de apenas 17 anos e uma das promessas do surf nacional. O surfista abusou dos aéreos e somou 16,33 pontos para avançar ao round seguinte. Outro que avançou para a próxima fase foi Eric de Souza, campeão do Gatorade Surf Classic. O carioca somou 13,17 pontos e passou para o round 2.
O ex-top WCT Peterson Rosa conseguiu a sua vaga na fase seguinte com um segundo lugar na décima primeira bateria do round 1. Ao lado de Peterson passou Márcio Farney, que somou 13,50 pontos. Agora, os atletas aguardam uma nova chamada, às 9 horas da manhã dessa quarta-feira, para o prosseguimento do evento.
La Santa Pro
Os surfistas iniciaram a busca pelos 3000 pontos no ranking nessa terça-feira nas Ilhas Canárias, onde acontece o La Santa Pro. No primeiro dia de evento, aconteceram todas as baterias do round 1 e 8 baterias do round 2. Nessa quarta-feira, ocorrem as baterias finais do round 2 e o round 3 pode ser iniciado.
Os tops brasileiros caem na água somente no Round 3. Heitor Alves, que está na busca de uma vaga no WCT, além dos tops WCT Leonardo Neves, Bernardo Miranda e Rodrigo Dornelles são os representantes do Brasil no evento. O líder do ranking WQS Jordy Smith também participa da competição.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Maresia Surf International começa nessa terça
A Praia Brava será o palco para os atletas mostrarem o grande potencial de surf durante os dias de competição. Nessa terça-feira, já ocorre uma chamada no período da manhã e as baterias do round 1 podem cair na água. A equipe surf 5 acompanhará o evento, assim como a etapa das Ilhas Canárias, que começou na madrugada dessa terça-feira, e publicará os resultados e notícias atualizadas dos eventos diariamente.
Etapas do WQS são as últimas paradas antes do Onbongo Pro Surfing
Os brasileiros marcarão presença nas duas etapas. Os eventos são de extrema importância para os atletas que ainda brigam por vagas na elite do surf mundial. Os dois eventos são as duas últimas paradas antes do Onbongo Pro Surfing, que acontece entre os dias 23 a 28 de Outubro, na cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo. Depois disso, a perna brasileira será encerrada com o Hang Loose Santa Catarina Pro, na cidade de Imbituba, litoral catarinense, entre os dias 30 de Outubro e 10 de Novembro.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Circuitos WQS e WCT
O circuito WQS (World Quilyfing Series) funciona com uma divisão de acesso a elite do surf mundial, o WCT (World Championship Tour). As etapas do circuito WQS ocorrem durante o ano todo com diversas paradas ao redor do mundo. As competições do WQS são divididas em 7 níveis: 1, 2, 3, 4, 5, 6 estrelas e o Super Series. Quanto maior for o nível de estrelas, maior é a premiação e a pontuação no ranking que o campeonato oferece.
Um surfista corre quantas etapas puder e ao final da temporada são computados os 7 melhores resultados de cada atleta. Após o termino de todas as etapas, os 15 primeiros do ranking WQS garantem vaga no WCT do ano seguinte.
Circuito WCT
O WCT é conhecido com o “circuito dos sonhos”. Faz parte do WCT um grupo seleto de 45 surfistas. As etapas do circuito têm a mesma classificação e a mesma pontuação. Ocorrem 10 etapas durante o ano e os 8 melhores resultados de cada surfista são computados no ranking.
Os 27 primeiros surfistas do ranking WCT e os 15 primeiros do WQS garantem vaga na elite do surf mundial para o ano seguinte. Os outros 3 atletas são convidados para completar o grupo de 45 surfistas.
Início da cobertura do Onbongo Pro Surfing
A cobertura será feita de forma completa. Os leitores serão informados sobre todos os detalhes do evento.
Esperamos agradar ao público.
Agradecemos a ajuda e colaboração de todos que participaram desse projeto. Desejamos a todos um ótimo evento.
Equipe Surf 5